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PMM + RC2 - 2025/05/30

Por evandro, 31 Maio, 2025
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Notas de aula

Cenário geral do domínio ctit.net.br configurado no laboratório

  • O domínio ctit.net.br usa um serviço DNS split, com o servidor do Registro.br respondendo aos clientes externos (na Internet) e uma configuração do bind9 no laboratório respondendo aos clientes internos (na rede do laboratório).
    • A configuração do servidor bind9 no laboratório, em si mesma, fornece duas views para responder ao domínio próprio e à Internet de forma diferente; mas uma restrição de tráfego do ISP do laboratório não deixa as consultas vindas da Internet chegar ao servidor do laboratório.
    • Então o serviço DNS do laboratório só recebe as requisições internas e as requisições externas continuam sendo resolvidas pelo servidor do Registro.BR.  

Servidor LAPP para site Drupal

  • Para as atividades em PMM + RC2 no período é previsto o uso de um site Drupal onde os alunos possam publicar documentos multimídia mostrando a montagem dos laboratórios do curso; o primeiro servidor dos laboratórios fornece um ambiente LAPP capaz de executar um CMS Drupal.
  • Para orientar a configuração definitiva do site, estão disponíveis os seguintes materiais:
    • vídeo 1 - demonstração da instalação e configuração de um site com o Drupal 11.1.6 (dr3.ctit.net.br)
    • vídeo 2 - rotina básica de pós-instalação de um site Drupal 11.1.7 recém instalado (informatica.ctit.net.br)
      • O site informatica.ctit.net.br foi preparado como projeto para divulgação do curso na Internet. Ele é o objeto de estudo para o aprendizado sobre CMS no período atual de PMM + RC2.
        • A Internet caiu quando o tema DXpr estava sendo instalado manualmente, então o vídeo foi interrompido nessa fase.
        • Confirmando a teoria de disponibilidade parcial, o tema escolhido apresenta uma série de dependências; é melhor instalar com o composer e testar em um site que não esteja em produção. 
    • (vídeo 3) - considerações sobre a troca de versões do Drupal durante a implementação do projeto.

 

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