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PMM + RC2 - 2025/03/14

Por evandro, 16 Março, 2025
Sala 324-A em obras
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Referências sobre a história do cinema

Eadweard Muybridge

  • Na Wikipédia (em português : https://pt.wikipedia.org/wiki/Eadweard_Muybridge)
  • Resultados no Google (https://www.google.com/search?client=firefox-b-e&q=Eadweard+Muybridge)
  • Exemplos no youtube (https://www.youtube.com/results?search_query=Eadweard+Muybridge)

Irmãos Lumière

  • Na Wikipédia (em português : https://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_e_Louis_Lumi%C3%A8re)
  • Resultados no Google (https://www.google.com/search?client=firefox-b-e&q=Irm%C3%A3os+Lumi%C3%A8re)
  • Exemplos no youtube (https://www.youtube.com/results?search_query=irm%C3%A3os+lumiere)

George Méliès

  • Na Wikipédia (em português : https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_M%C3%A9li%C3%A8s)
  • Resultados no Google (https://www.google.com/search?client=firefox-b-e&q=George+M%C3%A9li%C3%A8s)
  • Exemplos no youtube (https://www.youtube.com/results?search_query=george+melies)

Variedades

  • O início do Cinema em 1878
  • Fizemos um CINEMA PRIMITIVO

Imagens/tempo : relações diferentes para efeitos diferentes

Juntando tudo isso que se falou acima, e mais algumas referências que a experiência vai catando daqui e dali, esse estudo vai considerar as seguintes relações entre o número de imagens e o tempo de exibição de cada uma delas:

Imagem ou fotografia

  • Uma única imagem que ilustra uma peça de informação (ou ela mesma é a peça de informação).
  • Exemplo: a imagem que ilustra essa página.
  • A imagem é exibida permanentemente, pelo tempo necessário para a leitura das informações apresentadas na peça.
  • Relação imagem/tempo: 1 imagem / tempo ilimitado.

Efeito técnico

  • Também tem como base uma única imagem, mas ela é movimentada muito lentamente de forma a gerar, no observador, uma espécie de dúvida ("Isso está se mexendo???") que exige uma maior atenção na observação e faz com que a mensagem exibida na imagem acabe assimilada mais profundamente pelo observador.
  • Exemplos: muitas análises e comentários de esportes, por exemplo surf e automobilismo, usam imagens com efeito técnico para evitar que a audiência disperse a atenção durante a execução da peça de mídia que apresenta as opiniões do especialista que faz os comentários.
  • A imagem em movimento discreto é exibida pelo tempo considerado necessário para a apresentação da informação que se deseja transmitir com a peça.
  • Relação imagem/tempo: 1 imagem / tempo medido em segundos.

Slide show

  • Traz mais de uma imagem, cada uma ilustrando um tópico da informação apresentada na peça de mídia. Não há uma relação de sequência de movimento entre as imagens, elas são apresentadas conforme os tópicos são abordados na peça de mídia.
  • As imagens podem usar efeitos, legendas ou animações para auxilio na explanação do conteúdo informativo que elas ilustram. O formato mais básico de slide show é o de imagens estáticas que são apresentadas em uma sequência sem nenhum efeito de transição entre as imagens (corte simples ou seco).
  • A imagem, com ou sem efeitos de auxílio, é apresentada pelo tempo necessário para o apresentador comunicar toda a informação que desejar sobre o tópico.
  • É comum ter uma limitação de tempo total para apresentação que implica uma limitação do número de slides (ou imagens) que se pode trazer numa peça de mídia usando a técnica de slide show.
  • Relação imagem/tempo: 1 imagem / tempo medido em minutos.

Sequência rápida

  • Costuma utilizar uma quantidade significativa de imagens sem uma relação de sequência de movimento óbvia, embora se refiram todas a uma ideia de época, lugar, ou acontecimento. O conjunto todo das imagens traz uma visão abrangente do conceito que a mídia pretende informar.
  • Cada imagem, sózinha, não é significativa como conteúdo informativo completo; apenas no todo do conjunto de imagens o conteúdo informativo da mídia se apresenta.
  • Normalmente usada em clipe de uma peça de mídia maior, o tempo total da sequência é determinado pela dinâmica da mídia onde ela está inserida. Em geral o tempo total de uma sequência rápida é determinado em segundos; de 5 a 10 segundos é uma duração comum para essas sequências.
  • Relação imagem/tempo: de 3 a 6 imagens / segundo.

Stop motion e time lapse

  • Stop motion: Representa a movimentação de objetos ou personagens ao longo de um intervalo de tempo através de uma série de imagens com uma relação de sequência de movimento óbvia.
  • Time lapse: Representa a passagem do tempo em um cenário através de uma série de imagens obtidas com um mesmo enquadramento em diferentes momentos ao longo de um intervalo de tempo.
  • Stop motion e time lapse aparecem agrupadas neste item porque diferem apenas pelo tipo de conteúdo nas séries de imagens que são usadas.
  • A técnica de stop motion se confunde com a ideia do próprio cinema, sendo comum a produção comercial de filmes, inclusive alguns de longa metragem), usando a técnica de stop motion (exemplos no Youtube).
  • A técnica de time lapse, mais que a de stop motion, é mais comum aparecer como clipe em uma peça de mídia maior.
  • Quando usadas como clipe em uma mídia maior, essas técnicas ocupam um tempo total medido em segundos por clipe.
  • Relação imagem/tempo: de 5 a 10 imagens / segundo. 
    • Acima de 10 imagens / segundo o resultado é mais parecido com uma animação ou filmagem normal.

Movimento

  • Como mostrado no vídeo, a partir de 12 imagens / segundo já consideramos que temos um filme; mas os equipamentos atuais fazem, com facilidade, filmagens com 25 quadros (imagens) por segundo, ou mais.
  • A indicação fps que aparece na tela de muitos jogos de computador significa frames per second (quadros por segundo), e frequentemente indicam 30, 60 ou mais quadros por segundo.
  • Relação imagem/tempo: acima de 12 imagens / segundo.

 

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